segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mirantes urbanizados na região de Guaratiba recebem centenas de visitantes

Na descida da serra em direção ao Recreio, uma pequena calçada oferece uma linda vista dos prédios e do litoral
Os moradores da região já conheciam esses locais de Guaratiba que encantam pela paisagem. Entretanto nunca receberam melhorias da prefeitura e eram apenas pequenos espaços na beira da estrada, os quais devido à beleza chamavam a atenção de motoristas que com o tempo, de tanto parar no local para apreciar a paisagem, foram abrindo pouco a pouco espaço e compactando o solo, parecendo que ali foram construídos de propósito.

 Mirante do Grumari
 
 Recentemente a Secretaria de Conservação decidiu que já era hora de consolidar esses espaços como mirantes para receber motoristas e visitantes para admirar a paisagem. O primeiro a ser urbanizado foi o Mirante do Grumari, no alto da Avenida Estado da Guanabara em Barra de Guaratiba, em seguida, na mesma ocasião a Prefeitura inaugurou o Mirante da Prainha, quase chegando à Estrada do Pontal e o Mirante da Grota Funda, no alto da Serra da Grota Funda na Ilha de Guaratiba.

Mirante do Grumari
No alto da Avenida Estado da Guanabara com acesso pela Estrada Roberto Burle Marx em Barra de Guaratiba, o espaço encontrava-se abandonado e não era raro jogarem lixo e carcaças na ribanceira. A Secretaria Municipal de Conservação urbanizou o local, ampliando a área de estacionamento, inclusive com vagas ao longo da avenida, um guarda corpo em granito e sinalização. Do local avista-se a bela praia do Grumari, e todo o litoral, as ondas e o oceano. São centenas de visitantes quando em dias de sol forte e grande frequência às praias da região, a prefeitura acertou em cheio ao fazer a urbanização do local.

Mirante da Prainha
 
O mirante da Prainha situa-se na Avenida Estado da Guanabara no trecho que contorna o oceano ligando a Prainha ao Recreio dos Bandeirantes. No local podemos observar uma grande porção de mar, e não é raro avistarmos baleias e golfinhos nadando no litoral. Ao longe pode se ver a Barra da Tijuca e Pedra da Gávea.
Podemos afirmar que hoje, este é um dos mais bonitos e charmosos mirantes do Rio, normalmente os motoristas que por ali passavam, paravam no local para apreciar a paisagem, mas não havia estrutura para receber os visitantes.
A prefeitura urbanizou o local criando várias vagas de carro e uma de ônibus, acesso fácil para cadeirantes, bancos e mesas, guarda corpo e cercas de proteção. A iluminação do local está garantida por postes autossuficientes de energia com geradores eólicos e células fotovoltaicas. Até uma nascente de água cristalina do outro lado da estrada, que estava abandonada e só era conhecida por poucas pessoas foi limpa, selada para evitar contaminações e disponibilizada ao público.
Realmente é um local que deve ser visitado e entrar no roteiro turístico da cidade pela sua beleza e acesso fácil.

Mirante da Grota Funda
 
Quem passa correndo pelo antigo traçado da Avenida das Américas no alto da Serra da Grota Funda que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba não sabe o que está perdendo. Se dirigir com um pouco mais de cuidado e vier no sentido do Recreio para Guaratiba, observando do lado direito, logo após o alto da serra, poderá ver o belo mirante construído pela prefeitura. A única coisa que não fizeram, talvez por proibição da Secretaria de Meio Ambiente, foi a poda das árvores que prejudicam a visão do local. Podemos contemplar toda a região de Guaratiba até a Baía de Sepetiba com todas as suas matas e manguezais.
A Secretaria de Conservação reurbanizou o local, fez um guarda-corpo aproveitando as pedras do antigo calçamento e asfaltou o local criando confortáveis vagas de carro e acesso fácil a partir da estrada. O por do sol no solstício de inverno visto desse mirante é imperdível.
Escondidinho, sem muito conforto, apenas uma pequena calçada com guarda-corpo, mas não menos interessante, existe um local na descida da serra do lado do recreio dos Bandeirantes, que não chega a ser um mirante mas proporciona uma bela vista do Recreio e Barra da Tijuca, entretanto o motorista deve tomar muito cuidado ao parar nesse trecho da estrada, observando que o acostamento fica logo após a calçada.

Fonte: Portal Guaratiba
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós