sábado, 20 de agosto de 2011

Docas apresenta planos de expansão dos portos do Rio e de Itaguaí

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A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, estarão lançando hoje, em entrevista coletiva, os projetos de expansão dos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, aprovados pela ANTAQ,  agora neste mês de agosto.

Na oportunidade, o diretor-presidente da CDRJ, Jorge Luiz de Mello, o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, e o secretário-executivo da Secretaria de Portos, Mário Lima Júnior, explicarão os detalhes sobre os projetos de ampliação dos terminais administrados pelas empresas Libra Terminais e MultiTerminais do Porto do Rio de Janeiro e sobre o projeto de arrendamento de um novo terminal de granéis sólidos no Porto de Itaguaí, conhecido como “área do meio”.

Também estarão presentes os representantes das empresas arrendatárias dos terminais do Porto do Rio de Janeiro, Libra Terminais e MultiTerminais.

Expansão no Porto do Rio de Janeiro

Os terminais do Porto do Rio de Janeiro – arrendados pelas empresas Libra Terminais, dos grupos Borges/Canoilas, e MultiTerminais, da FINK e Gávea – serão ampliados e o Porto passará a ter o maior cais contínuo de contêineres do Brasil. As duas empresas investirão R$1,2 bilhão, em empreendimento conjunto, para ampliar suas capacidades de operação.

Os investimentos do Projeto de Expansão Multi-Rio e Multi-Car (MultiTerminais) totalizam R$ 492 milhões entre obras civis e equipamentos. No Tecar (terminal de veículos da Multi-Car) será construído um edifício-garagem, ampliando a área de 7 mil metros quadrados para 12 mil metros quadrados. Dessa forma, o Tecon (terminal de contêineres da Multi-Rio) ganhará uma área com capacidade para 1,5 milhão de TEUs.

Já o projeto da Libra Terminais será dividido em três fases, com investimento total de R$423,2 milhões em obras, somados a um investimento de cerca de R$340 milhões em equipamentos, tecnologia e instalações.

Se hoje são movimentados 9 milhões de toneladas/ano nos dois terminais cariocas, a expectativa é de que, com a expansão, até 2018, as operações alcancem um total de 25 milhões de toneladas/ano.

Novo terminal de granéis sólidos no Porto de Itaguaí

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) vai lançar em breve o edital de licitação para arrendar à iniciativa privada uma área de 245,4 mil metros quadrados do Porto de Itaguaí. O terreno, com saída para a Baía de Sepetiba, será um terminal público destinado à movimentação de granéis sólidos e é conhecido como “área do meio” por estar situado entre os terminais da Vale e da CSN.

Quem vencer a licitação para arrendamento da área por 25 anos, renovável por mais 25, terá de investir cerca de R$1,5 bilhão, segundo estimativas da CDRJ, já que o conceito do projeto é “greenfield”, ou seja, o arrendatário será responsável pela superestrutura e pela infraestrutura. Vai ganhar, em contrapartida, o direito a explorar um terminal capaz de movimentar 25 milhões de toneladas de minério por ano – com potencial para atingir até 44 milhões.
O Porto de Itaguaí tem quatro terminais atualmente, sendo dois de granéis sólidos, operados pela Vale e pela CSN e dois terminais de carga conteinerizada, operados pela Sepetiba Tecom e pela Vale Sul. Juntos, operam 55 milhões de toneladas por ano. Com este quinto terminal da “área do meio”, o Porto de Itaguaí atingirá uma movimentação de 80 milhões de toneladas por ano.
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