A
Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com a Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Secretaria de Portos
(SEP) da Presidência da República, estarão lançando hoje, em entrevista
coletiva, os projetos de expansão dos Portos do Rio de Janeiro e de
Itaguaí, aprovados pela ANTAQ, agora neste mês de agosto.
Na
oportunidade, o diretor-presidente da CDRJ, Jorge Luiz de Mello, o
diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, e o secretário-executivo da
Secretaria de Portos, Mário Lima Júnior, explicarão os detalhes sobre os
projetos de ampliação dos terminais administrados pelas empresas Libra
Terminais e MultiTerminais do Porto do Rio de Janeiro e sobre o
projeto de arrendamento de um novo terminal de granéis sólidos no Porto
de Itaguaí, conhecido como “área do meio”.
Também
estarão presentes os representantes das empresas arrendatárias dos
terminais do Porto do Rio de Janeiro, Libra Terminais e MultiTerminais.
Expansão no Porto do Rio de Janeiro
Os
terminais do Porto do Rio de Janeiro – arrendados pelas empresas Libra
Terminais, dos grupos Borges/Canoilas, e MultiTerminais, da FINK e
Gávea – serão ampliados e o Porto passará a ter o maior cais contínuo
de contêineres do Brasil. As duas empresas investirão R$1,2 bilhão, em
empreendimento conjunto, para ampliar suas capacidades de operação.
Os
investimentos do Projeto de Expansão Multi-Rio e Multi-Car
(MultiTerminais) totalizam R$ 492 milhões entre obras civis e
equipamentos. No Tecar (terminal de veículos da Multi-Car) será
construído um edifício-garagem, ampliando a área de 7 mil metros
quadrados para 12 mil metros quadrados. Dessa forma, o Tecon (terminal
de contêineres da Multi-Rio) ganhará uma área com capacidade para 1,5
milhão de TEUs.
Já
o projeto da Libra Terminais será dividido em três fases, com
investimento total de R$423,2 milhões em obras, somados a um
investimento de cerca de R$340 milhões em equipamentos, tecnologia e
instalações.
Se
hoje são movimentados 9 milhões de toneladas/ano nos dois terminais
cariocas, a expectativa é de que, com a expansão, até 2018, as
operações alcancem um total de 25 milhões de toneladas/ano.
Novo terminal de granéis sólidos no Porto de Itaguaí
A
Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) vai lançar em breve o edital
de licitação para arrendar à iniciativa privada uma área de 245,4 mil
metros quadrados do Porto de Itaguaí. O terreno, com saída para a Baía
de Sepetiba, será um terminal público destinado à movimentação de
granéis sólidos e é conhecido como “área do meio” por estar situado
entre os terminais da Vale e da CSN.
Quem
vencer a licitação para arrendamento da área por 25 anos, renovável
por mais 25, terá de investir cerca de R$1,5 bilhão, segundo
estimativas da CDRJ, já que o conceito do projeto é “greenfield”, ou
seja, o arrendatário será responsável pela superestrutura e pela
infraestrutura. Vai ganhar, em contrapartida, o direito a explorar um
terminal capaz de movimentar 25 milhões de toneladas de minério por ano –
com potencial para atingir até 44 milhões.
O
Porto de Itaguaí tem quatro terminais atualmente, sendo dois de
granéis sólidos, operados pela Vale e pela CSN e dois terminais de carga
conteinerizada, operados pela Sepetiba Tecom e pela Vale Sul. Juntos,
operam 55 milhões de toneladas por ano. Com este quinto terminal da
“área do meio”, o Porto de Itaguaí atingirá uma movimentação de 80
milhões de toneladas por ano.
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