sábado, 9 de junho de 2012

Ex-presidente Lula inaugura Transoeste ovacionado pelos operários da obra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participouna última  quarta-feira (6) da inauguração do BRT Transoeste, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Houve atraso de ao menos duas horas na viagem inaugural do novo sistema. A chuva forte que atingiu a cidade complicou o trânsito na região.
Ele foi ovacionado diversas vezes pelas centenas de pessoas, muitas delas operários que trabalham nas obras, que participaram da inauguração o túnel da Grota Funda que recebeu o nome do ex-vice José Alencar e andou no novo ônibus articulado, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca. 
- Hoje eu tenho a convicção de que o Rio de Janeiro está vivendo o que nunca viveu antes.
Segundo Lula, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal contribuiu para o Rio ser eleito como sede da Olimpíada de 2016. O ex-presidente também criticou aqueles a quem chamou de pessimistas e alfinetou a seleção brasileira de futebol.
- Eu gostaria de dizer uma coisa aos pessimistas, que ficam dizendo que a Copa do Mundo vai ser um fracasso: a única coisa que não temos pronta é a seleção. O Mano [técnico da seleção] está passando por dificuldades. A gente só precisa tomar cuidado porque se a seleção não chegar á final, não vai jogar no Maracanã. Como eu sou otimista, acredito que o Brasil vai jogar no Maracanã. De resto, tudo vai estar pronto. Não há espaço para pessimismo nesse país.

Sistema
Com 56 km, o corredor vai beneficiar 120 mil pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem, segundo previsão da prefeitura. Esta é a primeira fase do projeto e servirá para adaptação dos usuários.
Nessa etapa, serão abertas nove estações com 11 veículos, entre Pingo D’água e Alvorada. O serviço funcionará fora dos horários de pico, ou seja, somente entre 10h e 15h, de domingo a segunda-feira.
BRT vai tirar de circulação 26 linhas
O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
— Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
— O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós