Obra faz parte da Transoeste, que integra o projeto de preparação viária da cidade para a Copa e as Olimpíadas
O
prefeito Eduardo Paes esteve na manhã do dia 18 de agosto, na Grota
Funda, na Zona Oste, para acompanhar a última perfuração do túnel da
Transoeste - corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa
Cruz e Campo Grande. Com isso, foi concluída a abertura completa do
túnel de 1.100 metros, com a união dos emboques das duas galerias que
faz a ligação do Recreio dos Bandeirantes com o bairro de Guaratiba. A
Transoeste é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação
viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado
da Transcarioca e da Transolímpica.
Acompanhado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o
prefeito comentou sobre a importância desta obra para a cidade:
-
Essa cidade tem tantos túneis so agora conclui o primeiro do maciço da
Pedra Branca, numa área tão importante do Rio. Ou seja, era uma parte
da cidade que, literalmente, tinha uma barreira. Então, é muito bom
poder trazer para a Zona Oeste uma ligação direta. É o primeiro túnel
que a Zona Oeste recebe e sem dúvida nenhuma isso aqui vai melhorar
muito o fluxo de veículos na região. Mas, mais importante de tudo é que
a gente vai ter aqui o primeiro BRT da cidade do Rio de Janeiro, que é
um transporte de alta capacidade com características de metrô, com
todo o conforto e onde o Bilhete Único vai poder ser utilizado também.
A
abertura do maciço foi iniciada pelo emboque do túnel na altura do
Recreio dos Bandeirantes. Foram consumidas ao todo 380 toneladas de
explosivos, ao longo de oito meses de trabalho, com cerca de dois a três
avanços por dia. Concluídas todas as explosões, a Secretaria Municipal
de Obras inicia a preparação do túnel para instalação dos sistemas de
segurança, ventilação e iluminação, além de execução de drenagem para
prevenção de possíveis infiltrações nas abóbodas.
O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, explicou quais serão os próximos passos da Transoeste:
-
Hoje temos 65% da Transoeste concluída. Nesse túnel especificamente
falta fazer a implantação das drenagens, o sistema de segurança de
combate a incêndio, ventilação e o próprio pavimento. Em relação ao
restante da Transoeste ainda temos algumas áreas para executarmos o
pavimento, algumas áreas de aterro, que estão faltando aqui no trecho de
Guaratiba, e os viadutos que estão sendo finalizados, tanto na ponte
sob o Canal de Sernambetiba, quanto aqui no lado da Ilha de Guaratiba.
Parte
do material proveniente da explosão foi triturado e está sendo
utilizado para terraplanagem na execução das obras de alargamento da
Avenida das Américas, previstas no escopo da construção da Transoeste,
sendo um importante caráter sustentável, já que há a reutilização de
materiais – evitando a exploração de pedreiras e saibreiras - e redução
no transporte de entulho.
A
abertura do túnel da Grota Funda faz parte do segundo lote da obra,
orçado em R$ 550 milhões – toda implantação do Transoeste possui
investimento estimado em R$ 800 milhões, dividida em cinco lotes. Este
segundo lote abrange a implantação das pistas laterais da Avenida das
Américas, entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba.
Também está sendo executada a duplicação da ponte sobre o canal e da
pista da Avenida das Américas entre a Alceu de Carvalho e a Estrada do
Pontal. Estão sendo construídas alças de acesso à Guaratiba, readequando
as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de
Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota
Funda também será duplicado até a Estrada da Pedra, em Guaratiba.
Durante
todo processo de abertura do túnel a Serra da Grota Funda continua
aberta ao tráfego, assim como após o término da obra da Transoeste,
quando a pista passará a ser uma via alternativa ao corredor expresso,
que não terá pedágio.
A Transoeste - A
Secretaria Municipal de Obras iniciou em julho de 2010 as obras da
Transoeste – corredor expresso de 56 quilômetros que vai ligar o Jardim
Oceânico a Campo Grande e Santa Cruz. A Prefeitura estima que o
investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca
de 220 mil pessoas por dia.
As
obras serão concluídas no primeiro semestre de 2012 – hoje 65% da
intervenção já está finalizada. O traçado, dividido em cinco lotes,
inicia no lote 0 (na altura dos shoppings Downtown e Cittá América),
que será licitado ainda em 2011. Os lotes 1, 2, 3 e 4 – cujas obras
estão em andamento - já foram contratados e licitados.
O
sistema é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas
expressas e paradoras. O corredor central conta ainda com linhas
alimentadoras dos bairros periféricos. O viaduto Orlando Raso, entre as
avenidas das Américas e a Salvador Allende, já foi inaugurado,
permitindo melhora no tráfego da região.
Fonte: Prefeitura
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.