Nos dias 10 e 17 de agosto a Universidade Castelo Branco começou a transmitir nos televisores espalhados pelo campus de Realengo, o "Repórter UCB", um telejornal feito por universitários com a intenção de informar os alunos e a comunidade sobre variados temas relacionados a zona oeste e mundo.
Iniciativa do Núcleo de Vídeo da instituição, que é coordenado pela Professora Luciana Julião, o jornal vai ao ar toda quinta-feira, às 18h. Posteriormente, a gravação é disponibilizada nas redes sociais da Castelo para todos assistirem em qualquer dia e hora.
![]() |
Tamires, Jornalista e Apresentadora do Repórter UCB |
Veja a primeira edição do telejornal
O objetivo do projeto se divide em três vertentes: passar para a sociedade o que acontece dentro da Universidade, dar voz aos moradores dos bairros adjacentes e abordar pautas atuais concernentes ao mundo.
— É importante que, além dos estudantes, a comunidade em geral tenha consciência do que está acontecendo dentro da Castelo Branco. Nosso objetivo é dar voz a esta região, que tem tão pouco espaço na grande mídia. Também contamos no telejornal com um bloco que se chama "O Mundo em 1 minuto", para este, a ideia é contar as grandes pautas do Brasil e do mundo — explicou Luciana Julião, coordenadora do Núcleo de Vídeo.
Alunos e interessados podem participar do Repórter UCB enviando sugestões de matérias diretamente para a redação do jornal, no e-mail: nucleodevideo@castelobranco.br
![]() |
Integrantes da equipe do telejornal. Eles fazem acontecer |
— É um grande portfólio para os estudantes e um enriquecimento para a equipe do Núcleo de Vídeo. Todos podem participar conosco, seja sugerindo pautas, produzindo matérias etc, pois desta forma, alcançaremos o sonho de fazer um telejornal diário — esclareceu Luciana.
— Aqui os alunos têm a oportunidade de colocar em prática e mostrar o que estão aprendendo no curso de jornalismo — complementou Tamires.
Segundo a professora, o telejornal também visa inovar, explorando o audiovisual na região de uma forma jornalística.
O coordenador do curso de jornalismo da Universidade Castelo Branco, Bruno Garcia, destacou a importância do projeto e seu papel na qualificação do universitário.
— É importante que os alunos tenham espaços para a prática profissional. Quanto mais projetos nós criarmos, que permitam essa vivência profissional, é sempre muito bom. A coordenação apoia 100% essa iniciativa. Este projeto da Profª Luciana está dando uma dinâmica de realidade profissional para os estudantes, assim, os mesmos podem chegar ao mercado de trabalho mais preparados.
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.