quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Jabour, um bairro de artistas e personalidades

Entre os grandes nomes que moram ou já residiram no Jabour estão: Hermeto Pascoal, o ator e dublador Jorge Vasconcelos, o empresário e fundador da Wise Up, Flávio Augusto, e a atriz Marinara Costa


O bairro nobre e tranquilo dos anos 70 e 80 conta desde aquela época com casas e apartamentos com uma excelente infra-estrutura, entretanto, a tranquilidade foi ficando de lado após a década de 90, visto o aumento da violência e consequente insegurança em se ir e vir pelas ruas do Jabour. O medo tomou conta de muitos moradores que acabaram vendendo ou alugando suas residências, outros permaneceram até os dias atuais e podem ver a região se reestruturar aos poucos.

O comércio voltou com força total, recentemente foi inaugurado um supermercado na principal rua do bairro, local onde existe uma padaria muito conceituada, academia, agência dos correios, farmácias, bares, clínica médica, papelarias, hortifrúti, feira de rua aos sábado, além do transporte público ser na porta de casa.

ORIGEM

Quem deu origem ao Jabour foi Abrahão Jabour, imigrante nascido no Líbano em 1884. — há uma escola municipal ao lado da Igreja Católica Santa Inês, no coração do bairro, nomeada de Abrahão Jabour, em homenagem ao fundador — Ele recebeu o Diploma de Carioca Honorário no ano de 1974, oferecido pela direção do jornal O Globo. Seu pai, Elias Jabour foi um grande empresário exercendo o cultivo e exportação de arroz e café.

Em 1960 o Jabour, que fica situado entre Senador Camará e Santíssimo, foi tomando forma num terreno de 200.000 m² visando acolher pessoas de classe média. Esta ideia de Abrahão deu certo e o local foi atraindo profissionais liberais, militares e funcionários públicos.

Lembra da excelente infra-estrutura abordada no segundo parágrafo? Então, as ruas calçadas e bem arborizadas, as praças, escolas, igrejas, casas, lojas e apartamentos foram projetados pelo arquiteto Jorge Mauad. Bem-vindo ao Jabour!

E o Líbano pais de origem do criador deste lugar tão bacana? Ele também está homenageado, os nomes das ruas do bairro Jabour fazem referências à cidades libanesas, por exemplo: Biblos, Trípoli, Baalbeck e Beirute.

ATUALMENTE

Para morar no Jabour hoje é preciso dispor, em média, de 1 mil a 3 mil reais para alugar um apartamento ou casa com todo conforto e possibilidades proporcionadas. Sim! vale a pena! E aí, podemos dizer que o Jabour é o Leblon da Zona Oeste?


Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

Um comentário:

  1. Moro no Jabour realmente um excelente bairro, com comércio próprio, bares e restaurantes, mais se comparar a o Leblon da zona oeste, menos por favor.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós