E com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Seu AROLDO, conhecida personalidade no ativismo social através do esporte, na comunidade Vila
Aliança, em Bangu, pessoa humilde que ajudou a construir a história da Comunidade da Vila Aliança, onde lutou a sua vida inteira para construir uma comunidade melhor para todos. Sr AROLDO, estava hospitalizado, em uma luta para reestabelecer a sua saúde, mas infelizmente veio a óbito, seu sepultamento será neste Domingo, 11 de junho, no Cemitério do Murundu, horário de velório: 13:00h, horário do sepultamento: 13:30h.
São pessoas humildes, quase anônimas, como Sr AROLDO, que constróem e nos deixam legados imateriais para toda uma vida, o Sr AROLDO, em seu sonho de um mundo melhor, com seu trabalho, modificou a vida de muita gente, auxiliando na educação, na formação de cidadãos, mostrando o caminho do bem para muitos jovens em idade de riscos.
Atualmente, fala-se muito em trabalho
comunitário, voluntariado, cidadania, resgate social. Em virtude das
grandes dificuldades vivenciadas pelas comunidades carentes espalhadas
por todo território nacional e por existir um desequilíbrio
significativo de ações sociais governamentais, mas foram pessoas como o Sr AROLDO, que inciaram essa luta, e merecem ser lembrados na mémória de nossa região pelo que começaram.
Hoje, nos organizamos criando grupos de trabalhos comunitários
voltados para soluções de problemas sociais mais imediatos, muitos
destes trabalhos já foram responsáveis por resgatar jovens da
marginalidade, pela libertação de crianças do trabalho escravo e/ou
exploração sexual, resgate da cultura de povos indígenas, diminuição da
mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida dos idosos, promoção
de novos campos de trabalho produtivos com o resgate da cultura de
determinadas comunidades, e nesse contexto muitas pessoas como o Sr AROLDO, foram os protagonistas dessa luta quando nem tinhamos a consciência de que isso era um direito, quando a sociedade não estava voltada para essas questões, quando não existia liberdade de expressão e os meios de democratização da informação que temos hoje, com o advento dos meios tecnológicos como a internet e as redes sociais, fazendo que as dificuldades fossem ainda maiores, à época.
Para muitos o trabalho comunitário,
tornou-se algo vital, a sobrevivência de determinadas comunidades
dependem das ações diárias do agente comunitário, exemplos: a
assistência aos jovens carentes de um abrigo, a presença dos agentes de
saúde, a efetividade de educadores num processo de qualificação
profissional, projetos sociais, esportivos e
tantos outros.
O trabalho comunitário é aquele que
envolve a população de determinada comunidade, para a solução dos seus
problemas em comum, bem como, a busca de melhoria da qualidade de vida
da população envolvida, nós do ZOTDB, buscaremos criar uma memória desses atores sociais que muito fizeram por nossa região.
O Sr AROLDO, nos deixa uma mensagem importântíssima também, o sentido da palavra "FAMÍLIA", em sua luta, acompanhei o exemplo de união, carinho, e textos de manifestação de amor e desapego de coisas materiais, emanada por seus familiares, que nos remetem a uma reflexão do que é realmente importante em nossas vidas!
Sr AROLDO, é pai de um dos produtores mais conhecidos do Cenário Cultural do Rio de Janeiro, nosso amigo George Cleber Alves da Silva, nascido e criado na Vila Aliança, em Bangu, conhecido por todos como, Binho Cultura, Escritor, Cientista Social, Fundador da Flizo ( Festa Literária da Zona Oeste) e Bela Oeste Produções, entre diversos outros projetos voltados para o Desenvolvimento Social na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Deixamos nossa manifestação de mais sinceros sentimentos de pesar pela inestimável perda, ao amigo Binho Cultura, aos familiares e amigos, desejando que Deus possa confortar seus corações nesse momento de dor.
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.