No início desse ano letivo das escolas da prefeitura, a Vila
Olímpica de Pedra de Guaratiba que nos discursos de lançamento, durante
sua construção e ao longo do ano de 2012 seria um equipamento para a
população do bairro, tem seu horário de funcionamento reduzido,
condicionado ao horário de 10 horas às 17 horas da Escola Municipal Dr.
Sócrates construída ao lado, que atenderá somente alunos daquela escola
neste período.
Esta semana, em virtude dessa restrição de horário de
atendimento à população, determinada pela Secretaria de Esporte e Lazer,
alguns moradores de Pedra de Guaratiba, procuraram o Vereador Carlo
Caiado que levou o assunto a plenário e cobrou uma explicação ao
prefeito, tendo em vista que a Vila Olímpica é uma excelente ferramenta
de inclusão social. Segundo a assessoria do vereador, "foi enviado um ofício e um requerimento de informações ao Prefeito. Com esta restrição, pelo menos dez atividades esportivas, que eram oferecidas diariamente para a população estão prejudicadas. Mais de mil pessoas estão sem poder utilizar o espaço neste período".
- "As vilas olímpicas são uma excelente ferramenta de inclusão social e precisam estar à disposição da população em tempo integral. Espero que a Secretaria reveja esta medida e volte com a abertura em tempo integral, pois esta é a vontade da população. A Vila Olímpica é de todos", disse Caiado.
O que não foi claramente dito à população.
Não há dúvida que de uma forma ou de outra a Vila Olímpica estará servindo à população, entretanto nunca foi mencionado que haveria necessidade de fechar o espaço à população no período de aulas. O horário, hoje aberto à comunidade passa a ser:
- Terça a sexta-feira de 7:00 h às 10:00 h / 12:30 h às 14:00 h /17:00 h às 19:00 h
- Sábado de 8:00 h às 14:00 h
- Domingo, somente com eventos programados, de 8:00 h às 14:00 h
A população estranhou a medida adotada pela Prefeitura do Rio porque não foi claramente informada desde o início sobre o verdadeiro objetivo daquele espaço que estava sendo construído. Podemos até imaginar o motivo pelo qual isso foi omitido, senão vejamos a verdadeira história daquela Vila Olímpica e o projeto da Prefeitura.
O projeto, muito bem alinhavado, pretendia integrar esporte e educação. A Escola que estava sendo construída era uma unidade chamada Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Pretendia ser "um modelo inovador de ensino de tempo integral, em escolas com qualidade pedagógica e excelência na preparação esportiva", de acordo com seu objetivo.
Nunca foi mencionado que haveria necessidade de fechar o espaço à populaçãoNa verdade a Vila Olímpica de Pedra de Guaratiba era parte de um programa da Prefeitura do Rio para alunos do 6° ao 8° anos, visando os Jogos de 2016. Segundo aquela proposta, o GEO daria toda condição aos alunos com aptidões esportivas para desenvolverem seu potencial, enquanto receberiam um ensino de excelência. Isso não foi dito à população. O discurso da prefeitura é de que estaria sendo construído esse equipamento para a população da região e não que seria um equipamento da escola, eventualmente aberto à população quando não estivesse sendo utilizado.
A Vila Olímpica continuará oferecendo para a população as atividades de Atletismo, Caminhada, Ginástica, Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Hidroginástica, Judô, Karatê, Taekwondo, Muay Thai, PcD, Natação, Futebol, Dança, Ballet, Oficinas Culturais, Jogos Recreativos, nos horários mencionados na matéria. Telefone da Vila Olímpica para maiores informações: 3313-3378.
Fonte: Portal Guaratiba
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.