sábado, 21 de julho de 2012

Sítio Roberto Burle Marx, um dos mais bonitos pontos turísticos do Rio de Janeiro, fica em Guaratiba

Sítio Roberto Burle Marx
Roberto Burle Marx com seu irmão Guilherme comprou em 1949 o Sítio Santo Antônio da bica em Barra de Guaratiba. No local havia uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela construída no século dezessete dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou os dois prédios e levou para esse local sua coleção de plantas que desde então não parou de crescer, enriquecida com plantas coletadas em inúmeras excursões a locais de vegetação intocada no Brasil.
Casa principal do sítio Roberto Burle Marx
Em 1973, mudou-se definitivamente para o sítio, aonde veio a falecer em 4 de junho de 1994. Em março de 1985, Burle Marx doou o sítio ao governo brasileiro que o administra até hoje através do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com a doação, Burle Marx pretendeu deixar preservado o lugar de suas experiências em paisagismo para possibilitar e facilitar a transmissão de seu principal legado - saber fazer jardins.
Sítio Roberto Burle Marx
 

Coleção Botânica
Sítio Roberto Burle Marx
Numa área de 365.000m², Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais com potencial paisagístico existentes no mundo. Integrada aos ajardinamentos (resultados de suas experiências), esta magnífica coleção apresenta aos visitantes cerca de 3.500 espécies de plantas cultivadas. As principais famílias botânicas representadas no Sítio são: Araceae, Arecaceae, Bromeliaceae, Cycadaceae, Heliconiaceae, Marantaceae e Velloziaceae. Sua coleção botânica foi considerada patrimônio cultural brasileiro em 1985 e o Sítio foi tombado integralmente, pelo IPHAN, em 2000.
Museu-casa de Burle Marx
Aberto em agosto de 1999, o Museu-Casa de Burle Marx exibe objetos de arte e artesanato - "objetos de emoções poéticas" - adquiridos por Burle Marx ao longo de sua vida. O acervo consta de 3.125 peças, incluindo obras do próprio Burle Marx (pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos) e coleções de vidros decorativos diversos, imagens barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e uma excepcional coleção de cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha (estado de Minas Gerais).
Atividades Culturais
Durante todo o ano, o Sítio é visitado por muitas escolas (desde jardins da infância até universidades). São eventualmente realizados concertos musicais nos jardins ou no Ateliê que combina harmoniosamente sua arquitetura contemporânea com uma fachada de pedra do séc. XIX.
No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a comunidade de Guaratiba reúne-se para a procissão religiosa que se forma no portão da entrada do Sítio e que sobe percorrendo a estrada principal até a Capela, onde é rezada uma missa. Ao final, as crianças fazem a coroação de Nossa Senhora. Durante o resto do ano, os habitantes de Guaratiba frequentam missas, casamentos, batizados e outras cerimônias religiosas, como já faziam seus ancestrais nos últimos 300 anos.
Avisos importantes para quem pretende visitar o Sítio Burle Marx
Sítio Roberto Burle MarxO Sítio Roberto Burle Marx está aberto à visitação pública de terça a sábado, exceto feriados.
As visitas precisam ser agendadas em horário comercial e são conduzidas a pé, acompanhadas por monitor de explica o que é visto e ocorrem em dois horários: 9:30 h e 13:30 h.
Crianças até cinco anos não pagam, desde que acompanhadas de, pelo menos um dos pais.
A visita dura pouco mais de 90 minutos, percorre aproximadamente 1800 metros num caminho que se eleva 45 metros desde o ponto de partida. Pessoas de terceira idade devem ser alertadas desse fato.
Deve-se usar vestimenta própria para caminhada. Não é permitido traje de banho, nem andar sem camisa. É aconselhável o uso de sapatos confortáveis e recomenda-se a pessoas alérgicas que tragam repelente de insetos.
Existe uma lojinha de livros no local, onde há também sanitários e bebedouro, mas não há lanchonete, nem são permitidos lanches ou piqueniques dentro do sítio.
São permitidas fotografias nas áreas externas, desde que a pessoa não se afaste do grupo para ficar fotografando e desde que não sejam fotos profissionais. Portanto não são permitidas aquelas que empreguem múltiplas lentes ou que utilizem tripé.
É expressamente proibida a coleta de flores, folhas, galhos, frutos e sementes, mesmo que estejam caídos no chão.
Telefone de contato: (21) 2410-1412

Fonte: Portal Guartiba
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós