quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prefeitura inaugura Nave do Conhecimento e Espaço de Desenvolvimento Infantil em Santa Cruz

Local, antes dois prédios abandonados, foi transformado em polo com capacitação de jovens e adultos
A Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 1º, em Santa Cruz, na Zona Oeste, a Nave do Conhecimento Tim Lopes, a primeira da cidade, e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Celso de Almeida. Construídos pela RioUrbe, ambos foram erguidos em um terreno onde antes existiam dois prédios abandonados, conhecidos como Esqueleto e He-Man, que eram utilizados por usuários de drogas, e foram implodidos em 2009.
- Esta homenagem a Tim Lopes, nos seus 10 anos de morte, representa os novos tempos do Rio. Além disso, esse lugar é um símbolo: as 143 famílias que moravam aqui nos prédios abandonados já estão morando com dignidade – disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que falou também sobre a inclusão digital das crianças cariocas. - O Rio tem vocação para ser uma indústria do conhecimento e de inovação. Por isso, estamos investindo para que as crianças mais pobres não continuem como analfabetos digitais. Esse espaço é uma aposta no futuro – acrescentou.
Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, a Nave do Conhecimento vai levar a tecnologia para a comunidade.
- Esse será um espaço de criação de ideias, que terá a tecnologia à disposição da comunidade. Vamos oferecer um conjunto de cursos que abrem novas possibilidade para esses jovens, como robótica, realidade virtual e desenvolvedores de aplicativos. Teremos todas as oportunidades que a cultura digital oferece hoje – disse Franklin.
A Nave do Conhecimento Tim Lopes tem como proposta facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio de novas tecnologias. Para atingir esse objetivo, a Prefeitura construiu um espaço com arquitetura futurista, que lembra uma nave espacial, que vai abrigar o que existe de mais moderno em tecnologia da informação, com sala de produção de conteúdos, laboratório, biblioteca virtual, áreas de lazer, e em breve, um cinema.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, esta nova instalação é exemplo dos investimentos na Zona Oeste.
- Estamos colocando o que há de mais moderno em um equipamento público, aqui em Santa Cruz, porque queremos cuidar de quem mais precisa. Tenho muito orgulho, porque nossas crianças, jovens e adultos terão uma nova oportunidade de acesso ao conhecimento – disse o secretário.
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Celso de Almeida é o 74º EDI construído pela Prefeitura e ampliará em mais 250 novas vagas em creche em Santa Cruz. O espaço conta com oito salas de atividade, dois berçários, lactário, fraldário, biblioteca, sala de primeiros atendimento e urbanização com brinquedos. Até o fim do ano estão previstos mais quatro EDIs na região.
- Hoje, com a inauguração desse novo EDI, estamos atingindo a marca de mais de 20.000 novas vagas em creche em todo o Rio. Esse espaço não deixa nada a dever às creches particulares da cidade, fazemos o melhor para essas crianças – disse Eduardo Paes.
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós