Com o primeiro trecho previsto para estrear dia 21 de maio, o corredor expresso
de ônibus BRT Transoeste (que ligará Santa Cruz à Barra da Tijuca) terá
esquema especial de segurança 24h. PMs fardados em horários de folga
estarão em todos os pontos. No novo sistema, pontos viram estações com
bilheteria, roleta e câmeras. A promessa é que a viagem de ponta a ponta
na linha expressa seja feita em 65 minutos, metade do tempo gasto
atualmente.
Para que o trânsito não roube a agilidade
desse novo meio de transporte, haverá sinais inteligentes que se abrem
ao detectar a aproximação do coletivo e muitos, muitos radares para
frear avanços de sinal nos cruzamentos que cortam o BRT, como na Avenida
das Américas e na Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz.
O novo sistema será implantado aos poucos, em mais três etapas, até ser
concluído, em junho. “Nos ônibus haverá equipamentos de filmagem. As
imagens passarão em tempo real num painel no Centro de Controle
Operacional, no Terminal Alvorada. É segurança máxima”, destacou o
presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira.
Na primeira fase, serão abertas 30 das 53 estações. Duas linhas serão
eliminadas ou alteradas — 882 (Santa Cruz-Barra) e 460S (Itaguaí-Barra) —
e darão lugar a outras, as alimentadoras, que trarão os usuários até as
estações. “Reuniões com moradores de Santa Cruz, Campo Grande e
Sepetiba começam nos dias 28 e 29 para explicar as mudanças”, explicou Lélis.
Quando estiver funcionando plenamente, o Transoeste terá alterado 20
linhas, eliminado cinco e tirado das ruas 140 ônibus. Vão sumir do mapa
coletivos com trajetos parecidos com o do BRT.
Semáforos inteligentes vão dar agilidade ao trânsito
Semáforos inteligentes vão deixar a viagem mais rápida. A tecnologia
cruza dados de um tag — dispositivo eletrônico instalado no vidro
dianteiro dos BRTs — com a de antenas colocadas nos sinais. Com isso, ao
perceber a aproximação do ônibus,os semáforos vão ficar verdes ou o
tempo do vermelho será reduzido.
A modernização também nos veículos articulados, que transportam 140
passageiros de uma vez, 42 sentados. Televisores de 21 polegadas vão
distraí-los com notícias, entretenimento e propaganda sem som. Painéis
luminosos vão informar a próxima estação e quantos minutos faltam para
chegar até ela.
Para os rodoviários, um moderno computador de bordo, com telas que
mostram imagens das 4 câmeras internas do ônibus e da externa que ajuda a
dar ré.
O embarque será diferente: nas estações, as portas de vidro só se
abriram para dar acesso ao ônibus quando ele encostar na plataforma. A
pista dos ônibus é segregada com uma mureta de 15 centímetros de altura,
mas haverá lacunas para manobras de emergência, como quando um ônibus
furar o pneu ou enguiçar.
Sistema vai funcionar todo dia, 24h
A frota do Transoeste que vai operar inicialmente terá 40 ônibus
articulados — cada um a custo de cerca de R$ 750 mil. Destes, 23 serão
expressos e vão funcionar das 5h à 1h, de segunda-feira a sábado, com
intervalos de cinco minutos. O restante será dos chamados paradores e
irá circular todos os dias, 24 horas, com previsão de passar a cada 10
minutos.
A Secretaria Municipal de Transporte deve fazer programação especial de
funcionamento de estações na madrugada. Há a possibilidade de que nem
todas fiquem abertas neste período, já que a movimentação de passageiros
é reduzida a quase um terço. Também está sendo estudado como será feito
com as bilheterias, que também devem ter horário de atendimento
restrito.
Bilhete Único permitirá uso de até três coletivos
Com o Transoeste, o Bilhete Único Carioca vai possibilitar o uso de até
três ônibus, e não dois, pela tarifa de R$ 2,75. Isso porque as linhas
alimentadoras — que vão sempre ter a letra A ao final do número — não
vão contar se a viagem anterior ou posterior do passageiro for num BRT.
Mas a regra do tempo permanece: a integração deve ser feita no prazo
máximo de duas horas de intervalo.
Nos ônibus da Transoeste não haverá cobrador: eles estarão nas
bilheterias das estações. A compra da passagem será por Bilhete Único
apenas, que será passado na catraca. Na primeira semana, quem não tem
ganhará um do bilheteiro. Todas as estações terão máquinas automáticas
de recarga.
110 mil usuários por dia cruzarão o Túnel da Grota Funda
Na segunda etapa do BRT Transoeste está prevista a inclusão da estação
Magarça, sendo seguida pela etapa da inclusão do ponto de parada de Mato
Alto e, finalmente, o trecho com a Césario de Melo, em Campo Grande, em
junho. Serão 110 mil viagens por dia no sistema, que exigiu a abertura
de um novo túnel, o da Grota Funda.
Em 2016, a integração do corredor expresso será feita com a estação de
metrô do Jardim Oceânico, da futura Linha 4 do metrô da Barra. O BRT
provocará melhorias também nas linhas convencionais de ônibus. Todos os
60 veículos das linhas alimentadoras serão equipadas com ar-condicionado
em até um ano.
A agilidade que se pretende ter no corredor é a mesma esperada para a
solução de possíveis problemas mecânico ou acidente envolvendo em alguns
dos ônibus BRT. A Fetranspor calcula que toda a operação para tirar o
veículo da pista e transferir os passageiros para outro carro dure, no
máximo, 30 minutos, com apoio operacional de motoqueiros e reboques.
Simulações de resgate e apoio em caso de pane estão sendo feitas com os
motoristas no trecho que será inaugurado.
Fonte: O Dia
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