Ligação entre os bairros do Recreio e de
Guaratiba, a ‘estrela da Transoeste’ está 80% concluída e já nascerá
como o túnel mais moderno da história da cidade, com sistema à prova de
apagões, prevenção contra incêndios e acabamento com padrão europeu
Falta pouco para a conclusão de uma das maiores intervenções urbanas
da cidade do Rio nas últimas décadas. Em fase de acabamento, o Túnel da
Grota Funda está bem próximo da configuração visual que deverá ter
depois de pronto. E já mostra as inovações tecnológicas que nenhum túnel
carioca possui.
Ao todo, o túnel terá 1.100 metros de extensão e será o primeiro
adaptado às diretrizes de segurança da ABNT (Associação Brasileira de
Normas Técnicas). Ele é encarado como ‘a estrela da Transoeste’, de
acordo com o engenheiro Alexandre Risso, responsável pelas obras da via
que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande.
– Nos emboques do Recreio e de Guaratiba haverá telas de proteção
para que em caso de chuva e desmoronamento, as entradas do túnel não
sejam fechadas, como ocorreu no Túnel Rebouças há alguns anos – explica
Risso.
Os trabalhos em fase de acabamento de uma das galerias: construção está 80% concluída
Cada lado do túnel também contará com uma subestação de controle e
segurança, que irá monitorá-lo 24 horas por dia. As duas terão gerador
próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro do túnel.
Também já estão sendo instalados os hidrantes para combate a
incêndios e as bandejas galvanizadas de sustentação dos sistemas
elétrico e de iluminação. E um toque a mais de modernidade da obra: a
instalação dos painéis laterais, que serão pintados com tintas
importadas da Suíça e usadas em todos os túneis europeus.
– As tintas são de fácil limpeza e ajudam na iluminação, garantindo
assim segurança e qualidade de primeiro nível. A iluminação é em LED,
uma novidade nos túneis do Rio de Janeiro – detalha o engenheiro.
Com aproximadamente 80% da obra já executados, a fase atual é de
implantação da tecnologia necessária para tornar o Túnel da Grota Funda
um modelo. Num trecho, já é possível ver as pequenas muretas
segregadoras para as faixas do sistema BRT (Bus Rapid Transit), por onde
passarão os ônibus Ligeirões.
– Hoje nós temos feito alguns trabalhos de melhorias nos túneis
existentes, fazendo alguns revestimentos e mudanças de iluminação. Mas
esse aqui já nasceu correto, ele será o túnel-modelo para os futuros
túneis e o aprimoramento dos já existentes na cidade – conclui Risso.
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