sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MMX conclui a cravação da última estaca do Superporto Sudeste na Ilha da Madeira

A instalação de 725 estacas representa impmmx Superporto Sudesteortante avanço nas obras do terminal portuário que entrará em operação a partir de 2013
Itaguaí (RJ), 10 de fevereiro de 2012 – A MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, concluiu nesta semana, a cravação da última estaca da estrutura marítima do Superporto Sudeste, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). A estrutura é formada por duas pontes de acesso – a primeira com 429 metros de cumprimento e a segunda com 263 metros de extensão – e um píer, que mede 765 metros. Ao todo, foram cravadas  725 estacas.
De acordo com Luciano Ferreira, diretor de Implantação e Operações Portuárias da MMX, o fim dessa etapa garante a continuidade da construção da laje do píer, que está em fase avançada da construção. “Já concluímos a perfuração do túnel e agora cravamos a última estaca da estrutura offshore. A MMX trabalha para iniciar as operações do Superporto Sudeste no primeiro trimestre do ano que vem”.
Para viabilizar os trabalhos, foi instalada uma fábrica de estacas numa área próxima ao porto. Desde 2010, cerca de 200 profissionais trabalharam na produção e montagem das peças de concreto. Ao todo, foram 600 mil homens / horas trabalhadas.


Conheça o Superporto Sudeste
O Superporto Sudeste é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, dedicado à movimentação exclusiva de minério de ferro, com capacidade de 50 milhões de toneladas por ano, na primeira fase, podendo ser duplicado. O empreendimento está em fase avançada de construção na Ilha da Madeira, no município de Itaguaí (RJ). Com calado para navios capesize e estrutura marítima com dois berços para atracação de navios, o Superporto Sudeste contará com investimentos de R$ 2,4 bilhões. Todo o transporte de minério de ferro para o Superporto Sudeste será feito por ferrovia. Para isso estão sendo construídos um ramal e uma pêra ferroviária, estrutura que é utilizada para a realização do descarregamento dos vagões e manobra dos trens. O minério será empilhado em dois pátios de estocagem, sendo que um deles será localizado onde hoje funciona a Pedreira Sepetiba, o que permitirá o reaproveitamento de uma área industrial já degradada, gerando menor impacto ambiental.
Conheça a MMX  
A MMX, companhia de minério de ferro do grupo EBX, do empresário Eike Batista, foi criada em 2005. Com dois sistemas em operação – Sistema Sudeste, em Minas Gerais, e Sistema Corumbá, no Mato Grosso do Sul –, a MMX tem capacidade instalada para produzir 10,8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A MMX também está presente no Rio de Janeiro, com o Superporto Sudeste, que está sendo construído na Bahia de Sepetiba. A companhia ainda possui direitos de extração de minério de ferro no Chile e em Bom Sucesso (MG). A meta da companhia é ampliar capacidade instalada para mais de 40 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Atualmente, o principal investimento da MMX é a expansão da Unidade Serra Azul (MG), que terá sua capacidade anual ampliada para 24 milhões de toneladas de minério de ferro. Em uma área contígua às suas operações em Serra Azul, a MMX vai operar a Mina Pau de Vinho, que deverá produzir 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Para mais informações visite o site: www.mmx.com.br.
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