A professora Marcela Gaio, da Escola Municipal Leocádia Torres, da 10ª CRE, participou do XXI Congresso Nacional da Federal de Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB, em São Luiz do Maranhão, onde apresentou a comunicação “Quadros vivos: vivências artísticas com o corpo e coletivo”, relatando suas experiências e trabalhos desenvolvidos com alunos do 9º ano da escola situada no bairro da Pedra de Guaratiba.
Estou lendo com grande interesse o relatório apresentando à 10ª Coordenadoria Regional de Educação, muito bem redigido e circunstanciado, que foi enviado pela professora Marcela Wanderley Gaio Loureiro, sobre a sua participação no Congresso de Arte/Educadores no Maranhão, em novembro de 2011.
Marcela
Gaio, professora de Artes Plásticas da Escola Municipal Professora
Leocádia Torres, ao lado da diretora Jarilda (à esquerda), que acompanha
com grande interesse e dá total apoio aos projetos desenvolvidos pelos
alunos no Laboratório de Talentos da 10ª CRE.
Marcela
dá aulas de Artes Plásticas na Escola Municipal 10.26.007 Professora
Leocádia Torres, descreve suas experiências e trabalhos com alunos do
bairro Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A professora, que tive imenso prazer em conhecer por ocasião da minha primeira visita à E.M. Leocádia Torres para o Rioeduca, cita o “Laboratório de Talentos”, “criado por professores de Artes da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com intuito de “despertar” talentos dos alunos.
Segundo
Marcela a ideia principal do seu projeto era trabalhar com a pintura
transportada para o plano tridimensional, onde o corpo seria o suporte
da obra.
“A confecção de cenários e vestuário foi bem criativa e a utilização da máquina fotográfica digital foi um grande desafio para os alunos, que precisaram se apropriar dessa linguagem tecnológica para realizar o trabalho. A releitura com as mesmas roupas e cenários também expressou a espontaneidade dos alunos”. Descreveu a professora Marcela Gaio, no texto que relata a sua participação no Congresso.
Conforme declaração do presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) e coordenador Geral do XXI CONFAEB, professor doutor Arão Paranaguá de Santana, o evento abordou a temática de Culturas da Pesquisa: arte, ciência e tecnologia através de uma programação que previu conferências, mesas redondas, comunicações de pesquisas, narrativas pedagógicas e apresentações de trabalhos artísticos pelos artistas e especialistas convidados.
No caso da professora Marcela Gaio, além da intensa participação em toda a programação do Congresso, ministrou a oficina “imagens: imã de olhares – fazeres e conversas sobre cultura visual.”
Cumprindo um total de 40 horas de atividades, além da programação cultural complementar, a participação da professora Marcela Gaio na Oficina “Imagens: Imã de Olhares”, teve como orientador o professor Pablo das Oliveiras (Paulo Roberto de Oliveira), especialista em Ensino de Arte, da Universidade Veiga de Almeida e do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein.
Na conclusão do seu relatório, Marcela Gaio, além de fazer os agradecimentos à 10ª Coordenadoria Regional de Educação pelo apoio para a sua participação no Congresso, destaca que o evento proporcionou grandes contribuições para as suas práticas educativas escolares, intercâmbio de experiências com colegas de vários estados e formação continuada na área das Artes Plásticas, tudo isso com resultados que serão repassados em suas aulas, projetos, atividades e ações futuras com os seus alunos da Escola Municipal Leocádia Torres e outras escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre a Escola Municipal Leocádia Torres
A Gestão Acadêmica 3.0 na Escola Municipal Leocádia Torres
Saiba mais sobre o Laboratório de Talentos da 10ª CRE
Laboratório de Talentos 2010 - 5ª Mostra de Artes da 10ª CRE







0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.