sábado, 6 de agosto de 2011

Esgoto em Guaratiba continua sendo um problema a ser resolvido

É só prestar um pouco de atenção que podemos identificar nas ruas inúmeras ocorrências de esgoto a céu aberto em Guaratiba que os moradores procuram de uma forma ou de outra resolver, evitando tão somente o incômodo cheiro e visão dos dejetos sem, contudo resolver os problemas ambientais decorrentes da falta de tratamento. Por exemplo, nos foi relatado por Giovanni Gazzo, morador de Pedra de Guaratiba que na Rua Belchior da Fonseca, em frente ao nº 658, bem ao lado da Escola Débora de Moraes, corre pelo canto do asfalto, rumo ao ralo de galeria de águas pluviais, esgoto in natura. Seguindo o fluxo de líquido verifica-se que os próprios moradores utilizaram um tubo de PVC para cobrir o esgoto na calçada.
Alexandre Pantaleão, diretor de Assuntos Institucionais do CEPAG nos informou que este ano, de janeiro até julho a instituição recolheu cinco mil litros de óleo de fritura de restaurantes da região para reciclagem que sem o projeto de reaproveitamento desenvolvido pela instituição iriam diretamente para o manguezal.
Com a decisão da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado de transferir para a iniciativa privada a responsabilidade pelo tratamento e ampliação das redes coletoras de esgoto da região denominada AP-5 que hoje conta com 1,7 milhões de moradores, o governo do Estado pretende resolver um problema que se arrasta há anos na região. O plano prevê investimentos privados de R$1,6 bilhão em 25 anos e será desenvolvido em 21 bairros da Zona Oeste, localizados entre Deodoro e Santa Cruz. Ao longo dos anos, a concessionária terá que construir 189 elevatórias (hoje são 12) e 13 estações de tratamento (atualmente existem apenas três). A rede de esgoto terá que ser ampliada de 821 para 2.918 quilômetros. O adensamento populacional de Guaratiba que está sendo previsto após o termino das obras da Transoeste, indicam a necessidade de priorizar esses investimentos na região.
Os endereços e telefones dos Postos de Atendimento da Rio-Águas na Zona Oeste são: Divisão de Esgoto AP 5.2 - Campo Grande, à Rua Amaral Costa, 140 (junto à 22ª Divisão de Conservação), tel. 2416-1783; Divisão de Esgoto AP 5.3 - Santa Cruz, localizada na Rua Álvaro Alberto, 601 (junto à 23ª Divisão de Conservação), tel. 3395-2083 e Estrada da Água Branca, nº1160, em Realengo, tel. 3159-2281.
Fonte: Portal Guaratiba
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós