sábado, 6 de agosto de 2011

Agricultores da microbacia do Rio Guandu se encontram

r
A Secretaria de Ambiente e Agronegócios realizou, nesta quarta-feira, no auditório do Centro Estadual de Agricultura Orgânica (CEPAO), da Pesagro-Rio, o 1º Encontro de Agricultores da Microbacia do Rio Guandu, que fazem parte do Programa Rio Rural. A ideia foi discutir a implementação de técnicas agroecológicas para otimização de plantios em propriedades rurais, localizadas em regiões de microbacias.

De acordo com o secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, a reunião foi realizada através de uma parceria com a Pesagro e a Emater. Durante a reunião, foram realizadas oficinas de coleta de amostra de terra; compostagem; e de produção de biofertilizante e caldas caseiras, das quais participaram agricultores de Seropédica, Rio Claro, Mangaratiba e Valença.

Consultor do programa de Microbacias, André Correia falou sobre manejo do solo e explicou aos agricultores como tratá-lo. O especialista deu ainda orientações sobre fertilidade do solo, queimadas, a adubação verde e sobre o cordão de nível ou de contorno que serve para impedir a erosão de morros ocasionada pelas chuvas.

O que é o Programa Rio Rural

O Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (Rio Rural) tem o desafio de melhorar a qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolveu uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico.

O programa contribui para a diminuição das ameaças à biodiversidade, para o aumento dos estoques de carbono na paisagem agrícola e para a inversão do processo de degradação das terras em ecossistemas de importância global da Mata Atlântica.

O programa promove a participação comunitária do agricultor nas políticas públicas e gestão de recursos naturais, buscando sua conscientização e adesão às práticas sustentáveis. Por outro lado, defende que o agricultor familiar seja compensado pela limitação do uso dos recursos naturais impostas pelas políticas de conservação.


O que é uma microbacia hidrográfica

Do ponto de vista físico, microbacia hidrográfica é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos) que deságua em um rio principal. A diferença entre microbacia e bacia hidrográfica diz respeito ao fato de a primeira estar associada à realização de programas de desenvolvimento sustentável, tendo como beneficiários diretos as comunidades rurais.
Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós