quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Lembrança de um morador: de Deodoro até Bangu nos anos 50

Por: Gilberto Pimentel
Adaptações: Portal ZOTDB
Ônibus da época, que fazia o percurso Deodoro-Bangu / Reprodução
Do meu baú para os amigos de Realengo, Bangu e adjacências. As lotações surgiram no conjunto habitacional do Realengo, o IAPI, lá pelo meio da década de cinquenta.

Elas tinham de 15 a 20 lugares e deram novas e ótimas alternativas aos moradores, então dependentes apenas do trem da Central do Brasil.

Aqueles que dispunham de um pouco mais de possibilidades para gastar com transporte, puderam então usá-las a partir de Deodoro, embarcar no trem do ramal Nova Iguaçu-Japeri e deslocar-se com facilidade a Bangu, subúrbio bem mais desenvolvido, para compras; curtir um cinema; ou como no meu caso, ir ao colégio (o Daltro Santos), além de ver a namorada.

A linha atravessava as compridas ruas do Realengo e para nossa sorte passava exatamente na porta da minha casa. O serviço foi muito bom para a época, durante alguns anos, e depois deteriorou-se sendo extinto, creio, a partir de 1963/64.

Ai já tínhamos outras facilidades.

Postagem anterior
Próximo post

Post escrito por:

0 comentários:

Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.

Junte-se a nós