Na 3ª edição da Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro realizada no Presídio Talavera Bruce entre os dias 4 e 8 desse mês (dezembro), a Fundação Xuxa Meneghel ministrou a oficina “Prevenção das Violências Sexuais desde a Primeira Infância”, com a intenção de proteger crianças de violações de direitos logo nos primeiros dias de vida.
![]() |
Foto: Ana Letícia de Moraes |
Foram promovidas rodas de diálogo e oficinas sobre proteção e humanização do atendimento às internas e aos bebês. Atividades voltadas para às mulheres da Unidade Materno Infantil do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
A literatura infantil “Pipo e Fifi”, do Instituto Cores, foi o recurso utilizado para tocar na temática da atividade, pois ele funciona como uma ferramenta de preservação, explicando conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e afetividade às crianças. De forma simples, o livro ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e proteção.
![]() |
Foto: Ana Letícia de Moraes |
Depois da oficina as detentas participaram uma dinâmica, onde era preciso desenhar personagens e lugares aos quais os bebês e elas se sentissem seguros. Conduzir esse exercício levava as participantes a refletirem os espaços que elas entendem como refúgios para as situações do dia a dia, sejam dentro ou fora do sistema prisional.
Unidade Materno Infantil
A UMI é uma referência entre as unidades prisionais desse porte. As internas vão para essa unidade após dar a luz e ficam lá com seus bebês até que os mesmos concluam a etapa da amamentação exclusiva de leite materno, ou seja, com idades entre seis meses e um ano. Com a devida atenção judicial, algumas mulheres que já estão para receber a liberdade, conseguem mais um tempo para permanecer com o filho na unidade e saírem os dois juntos.
Quando não há outra opção, após esse período, as famílias das internas acolhem os bebês. Em alguns casos, a criança é encaminhada para uma família acolhedora, que cuida até que a mãe receba liberdade. E como última opção, o bebê vai para uma instituição de acolhimento. Com a Semana do Bebê, o objetivo é incidir pela agilidade na atenção judicial e a valorização do vínculo mãe-bebê para o desenvolvimento saudável da criança.
Semana Estadual do Bebê
A Semana do Bebê faz parte de uma agenda proposta pelo UNICEF a estados e municípios de todo o Brasil para promoverem grandes mobilizações em favor da primeira infância. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Fundação Xuxa Meneghel, Rede “Não Bata, Eduque!”, Rede Nacional Primeira Infância, Ministério Público-ERJ, UNICEF, UNI-Rio, RioSolidario, Instituto Arcádia e o projeto “Universal nos Presídios”. Conheça a Fundação Xuxa Meneghel
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.