O fato de existir alguma divergência ideológica entre seres humanos não permite a violência entre ambos; há sempre uma solução a ser encontrada pelo diálogo. É nessa atmosfera que o coletivo Tudonumacoisasó promove o projeto A Zona Oeste Quer Saber. A próxima edição vai ocorrer no dia 16 de setembro, na Praça Rosária Trotta, em Campo Grande.
"Se o mundo é plural, não só a universidade pode ouvir e opinar sobre esse tema. Ou seja, o objetivo inicial é propor uma reflexão coletiva, independentemente da formação que cada pessoa presente possua.
Numa era em que informações nem sempre são acompanhadas pela reflexão da mensagem passada, o ódio do passado ainda não foi substituído na internet. Muitas vezes, é compartilhado com um simples clique; Seja uma montagem, um texto distorcido do seu contexto ou um áudio, há quem ache razoável alimentar esta indústria da intolerância".
A Liberdade de Culto é reconhecida como Direito Fundamental pela Constituição Federal (Art. 5º, VI); O Estado é Laico (Art. 19, I da CF). Mas será que isso vai além da teoria? A liberdade de crença (e não-crença) é tratada com equilíbrio tanto pelo Estado quanto pela sociedade? Para isso, alguns convidados, que vão formar uma mesa interreligiosa:
1. Pra começar, Babalawo Ivanir dos Santos; É Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ), entre outras atividades.
Possui uma militância histórica em torno da liberdade de culto das religiões de matriz africana, a luta contra o racismo e a xenofobia. Com essa história, este é o primeiro convidado.
2. Tobias Tomines Faria tem uma vasta experiência na militância social e política. Formado em ciências sociais, é Educador Popular e um entusiasta da juventude deste lindo coletivo.
Católico e devoto de São Francisco de Assis, professa sua fé a partir da perspectiva macroecumênica. Milita no Fórum das Pastorais Sociais, com ênfase no tema "Formação Política para o exercício da Cidadania".
"Mas peraí? Gostei da temática, onde fica essa praça?"
É super fácil de chegar! No final da Arthur Rios, próximo ao Mc Donald's e do viaduto novo de Campo Grande. Dá pra ir andando até da rodoviária do bairro.
O Tudonumacoisasó espera todos e todas pra mais um momento de ocupação dos espaços públicos com reflexão.
0 comentários:
Sua opinião sobre o assunto e seus comentários são importantes para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e a perfeita visão do que acontece em nossa Zona Oeste.