Alexandre
Risso, engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, salienta que não
só o túnel mas os viadutos construídos incorporam novas tecnologias
Tecnologia
é palavra-chave nas obras da Transoeste. Além do esperado Túnel da
Grota Funda, que vai ligar a Barra da Tijuca a Guaratiba, os viadutos
têm destaque na construção. E é no próprio canteiro de obras que as
vigas gigantescas são moldadas a poucos metros de onde irão, bloco a
bloco, se transformar em via.
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A gente resolveu fazer esse viaduto em viga pré-moldada, porque
agiliza muito o processo e temos espaço para fazer as moldagens no
próprio local. Além de ser mais econômico, está mais próximo, é só
pegar um guindaste e colocar - explica o engenheiro Alexandre
Risso, da Secretaria Municipal de Obras do Rio, referindo-se à via
elevada que está sendo montada perto do túnel.
Primeiro
é feita a sondagem do terreno, para saber o tamanho e o tipo das
estacas que serão usadas, depois elas são cravadas no local. Em
seguida, é feito o coroamento das vigas e a construção dos pilares,
também moldados no local. A partir daí eles vão se encaixando e tomando
forma.
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Isso é conforto, diminuição de custos e melhoria na qualidade de vida
da população, prejudica menos do que ter que trazer essas vigas pelas
ruas. Se não, teríamos que andar com um veículo grande na área urbana - argumenta Risso.
Segundo
o engenheiro, o método acelera a construção e diminui seu tempo de
conclusão em até um mês. O mesmo processo foi feito no viaduto Orlando
Raso, na Avenida Salvador Allende, o primeiro da via ficar pronto. O
mais novo, que vai ligar a Avenida das Américas ao Túnel da Grota
Funda, passa por cima da Estrada do Pontal, que servirá de retorno para
quem quiser voltar em direção à Barra da Tijuca.
Fonte: Cidade Olimpica
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